terça-feira, 29 de setembro de 2009

VÁ AO BOTECO SÃO BENTO, MAS NÃO ME CHAME


Quinta-Feira da semana passada. O Charles, que trampa comigo aqui na CemporcentoSKATE, chegou na redação e perguntou: “Você viu a polêmica que o Resenhaem6 causou?” Eu não sabia de nada, apesar de saber que era o blog coletivo do qual o Charles faz parte. Ele me mostrou o post, as discussões suscitadas e comentou “cara, a Época vai fazer uma matéria sobre o caso”.

No final de semana, fiquei tão envolvido na cobertura da Megarrampa que nem tive tempo de acompanhar o desenrolar do caso...

Segunda-Feira: o Charles me coloca em dia com as novidades do caso, vejo que a matéria já havia sido publicada no site da Época e que havia uma possível ameaça de processo por parte do estabelecimento. Não botei fé...

Hoje de manhã. Charles abre seus emails e confirma: "recebemos uma notificação extrajudicial". Ainda sem acreditar, levantei e fui ler – in loco – a tal notificação na sua caixa de entrada. A coisa é tão absurda (e tão reaça – que legal poder usar esse termo novamente -, e tão autoritária, e tão descabida) que nem consegui ficar com raiva. Fiquei apenas triste. Triste por viver num mundo onde as pessoas não aceitam críticas – e não venham dizer que o motivo da notificação são os comentários do “funcionário inexistente”, quando é ÓBVIO que essa foi apenas a brecha jurídica para "processar".

Atesto e dou fé: apesar de todo o barulho, o jornalista Charles trabalhou nessa terça com humor, leveza e profissionalismo. E aqui, com exclusividade para o Zinismo (hehehe), um depoimento oficial do blog do momento. Com a palavra, Charles Franco: “Bem comparsas do Zinismo, toda essa polêmica em torno de um simples post de uma pessoa insatisfeita com o dito bar, resultou num grande debate pela liberdade de expressão. Vamos aguardar o desfecho da história para depois beber e comemorar, desde que não seja no São Bento!

5 comentários:

  1. É bom ver que esse debate tomou proporções tão grandes. Processos como esses podem parecer pequenos, mas dão brecha para estragos enormes. Vide o Youtube, quando teve a parada do video da Cicarelli muita gente abriu o bico e na hora pareceu alarmismo, vejam só hoje, o Youtube bloqueia à torto a direita o que for de interesse dos "grandes".

    E a nós cabe a tarefa de divulgar essa história e tomar cerveja em outros milhares de lugares existentes em São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Grão,

    vale a pena dar uma olhada no comentário do Fabio, lá no meu Facebook, sobre essa polêmica e o lance da notificação judicial.

    abs

    ResponderExcluir
  3. só digo uma coisa: #saobentofail!!!!

    ResponderExcluir
  4. Sou residente na Vila, já toquei muito tempo no Audio, mas, na boa, a Vila já era!!

    ResponderExcluir
  5. Oi meninos, tudo bem ai??

    Jane me apresentou ao blog, e logo me deparo com uma situacao dessas,
    que absurdo...e a famosa liberdade de expressao???

    As coisas por aqui, nao andam facil tbem...estao derrubando um a um.

    Saudade de vcs,

    bjos

    ResponderExcluir

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!