segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

TRALHA = ARTE DE FLYERS E POSTERS DO UNDERGROUND BRAZUCA






Daniel Hogrefe é um artista e designer gráfico nômade. Embora estabelecido agora na cidade de São Paulo, nasceu em Blumenau (SC), mas já morou por Itajaí (SC), em Mogi das Cruzes (SP), e recentemente passou uma boa temporada em em Maceió (AL) onde vivenciou ativamente a cultura do punk e hardcore e colaborou com o excelente blog Sirva-se.

Uma das novas empreitada do Daniel é o tumblr Muita Tralha, que divulga artes de flyers e Cartazes de shows do Underground Brasileiro.

O zinismo conversou com ele a respeito desse projeto e também sobre o zine que está em fase de produção sobre a arte proibida dos cartazes (pelo menos para os infelizes moradores de São Paulo com a lei Cidade Limpa):

"Eu sempre fui de guardar flyer e cartaz de show em casa, não foi meu primeiro contato com arte, mas eu pirava muito, sempre dei valor, mas eu ficava com tudo isso lá guardado, ai não sei onde foi que eu li sobre uma exposição de flyer e cartaz de show que o Farofa organizou em Santos muito tempo atrás e fiquei pensando que seria do caralho fazer algo assim em Maceió, mas acabou nunca rolando algo. De uns tempos pra cá surgiu a ideia de fazer um zine com esse material, que ta em produção e deve sair logo menos, no começo ia usar só os que eu tenho mesmo, mas percebi que essa estética é uma coisa muito rica e uma parte muito importante desse nosso underground, mas muito pouco estudado e valorizado. A ideia do zine, e do tumblr, é reunir o máximo possível desse tipo de material, conhecer um pouco melhor esse aspecto da cultura underground e na medida do possível valorizar quem faz flyer ou cartaz. Acho que é um projeto que ainda não ta muito bem definido, os caminhos dele vão se formando com o tempo, não sei no que isso pode dar, mas não quero parar só no zine.

O tumblr comecei pra ter uma plataforma virtual também, não só impressa, até porque me dá a possibilidade de colocar flyers coloridos também, além de que boa parte deles hoje circulam só na internet. Não tem um critério muito bem definido pra entrar no tumblr, não precisa nem ao menos ser bonito, a ideia é buscar essa estética underground, a cara do hardcore nacional, então vou colocar até flyer feito a mão com caneta bic, desde que tenha essa identidade independente. Sempre que possível to colocando o nome de quem fez, o ano, cidade e links pros sites das bandas, tendo essas informações, melhor!"









Jovens, sintam-se convocados e lotem a caixa do e-mail do Daniel com artes de cartazes! Nossa história agradece!
Contatos: danielhogrefe@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Andarilhos do Underground: ZINAI-VOS!!!